AuditsFiscal - Documentação


Criar ações.


  1. Na área "Ajustes em Arquivos" clique no botão "Nova Ação".



    Será acionado o formulário "Ação a Executar". Neste formulário as ações são definidas em duas etapas: Definição das "Condições (Se)", quando são definidas as condições para as ações serem executadas. Definição das "Ações (Faça)", quando são definidas as ações que serão executadas.



    Para "Condições (Se)", informe em:

    Campo 1: Número da coluna do arquivo texto a ser testado para a condição. Por exemplo, se quisermos alterar todos os registros de um determinado tipo em um arquivo SPED, selecionaremos aqui a "Coluna 1", que corresponde no arquivo texto a identificação de registros do arquivo ("REG"), segundo o layout do SPED.

    DICA: Caso não saibamos qual o número da coluna do arquivo, podemos antes visualizar o arquivo através da área de visualização, onde são exibidos o nome do campo e o seu número:



    Campo 2: Teste da condição a ser feita. Aceita os seguintes testes:

    • for igual a
    • for diferente de
    • for maior que
    • for menor que
    • contém texto
    • não contém texto
    Por exemplo, se quisermos alterar todos os registros iguais a "C170" em um arquivo SPED, selecionaremos aqui a opção "for igual a".

    Campo 3: Conteúdo a ser testado pela condição informada.

    Por exemplo, se quisermos alterar todos os registros iguais a "C170" em um arquivo SPED, informaremos aqui simplesmente o texto "C170".

    Pode ser utilizado também a "?" como coringa. Por exemplo, se quisermos tratar todos os registros de totalização de bloco em um arquivo SPED, informaremos aqui "?990".

    Importante: O conteúdo deste campo é sensível a maiúsculas e minúsculas, ou seja, "C170" é diferente de "c170".

    Campo 4: Adição de condições a serem testadas. Caso existam outras condições a serem testadas, escolha aqui "E" ou "OU". Ao selecionar uma opção, uma nova linha de condições será exibida, para que seja informada a nova condição.

    Para "Ações (Faça)", informe em:

    Campo 5: Ações a serem executadas. Aceita as seguintes ações:

    • Copiar o conteúdo da coluna
    • Escrever o texto
    • Apagar o conteúdo
    • Somar o(s) valor(es) da(s) coluna(s)
    • Subtrair o(s) valor(es) da(s) coluna(s)
    • Multiplicar o(s) valor(es) da(s) coluna(s)
    • Dividir o(s) valor(es) da(s) coluna(s)
    • Escrever o total de linhas para o registro especificado na coluna
    • Escrever o total de linhas do arquivo
    • Escrever o total de linhas referentes ao bloco definido pela "?"
    Campo 6: Objeto da ação a ser executada. Dependendo da ação informada no "Campo 5" o conteúdo pode variar, conforme a tabela:

    Informado no "Campo 5" Conteúdo esperado no "Campo 6"
    Copiar o conteúdo da coluna Digite o número da coluna cujo o conteúdo deva ser copiado.
    Escrever o texto Digite o texto a ser escrito.

    Apagar o conteúdo Deixe em branco.

    Somar o(s) valor(es) da(s) coluna(s) Digite os numeros das colunas separados por vírgulas.
    Subtrair o(s) valor(es) da(s) coluna(s) Digite os numeros das colunas separados por vírgulas.
    Multiplicar o(s) valor(es) da(s) coluna(s) Digite os numeros das colunas separados por vírgulas. Obs: Caso a coluna seja um percentual, acrescente "%" ao lado da coluna.
    Dividir o(s) valor(es) da(s) coluna(s) Digite os numeros das colunas separados por vírgulas.
    Escrever o total de linhas para o registro especificado na coluna Número da coluna onde se encontra o registro desejado.
    Escrever o total de linhas do arquivo

    Deixe em branco.
    Escrever o total de linhas referentes ao bloco definido pela "?"
    Obs: O "?" deve ter sido previamente utilizado no campo 3.
    Deixe em branco.

    Campo 7: Número da coluna alvo do arquivo texto, que sofrerá a ação definida.

    Campo 8: Adição de ações a serem executadas. Caso existam outras ações a serem executadas, escolha aqui a opção "E". Ao selecionar a opção, uma nova linha de ações será exibida, para que seja informada a nova ação.

  2. Ao final das definições, clique sobre o botão "Atualiza". O formulário será encerrado e uma nova linha na lista de ações será incluída. Por exemplo, para as definições dessa ação:



    Ao clicar sobre o botão "Atualiza", a lista de ações ficaria dessa forma: