AuditsFiscal - Documentação


Conhecendo o AuditsFiscal.


O AuditsFiscal é um software criado para visualizar, manipular e auxiliar nos acertos em arquivos com campos delimitados, de forma simples e rápida. Sua principal aplicação são os arquivos fiscais, a exemplo dos arquivos SPED, no auxílio na identificação dos erros de validação.

O aplicativo está dividido em duas áreas principais:

  • Área de visualização de arquivos


    Nessa área do aplicativo, você terá a possibilidade de visualizar arquivos fiscais, com algumas vantagens na visualização:
    • Visualização de grupos de registros separados por abas independentes;
    • Pode ter acesso direto a registros específicos de forma rápida e eficiente;
    • Ter acesso à documentação do layout de forma integrada;
    • Localizar quais linhas do aqruivo contém um determinado texto, pesquisando por coluna;
    • Maior facilidade para avaliar o que precisa ser acertado no arquivo.


    • Layout: No caso de arquivos cuja a documentação de Layout exista, como é o caso dos SPED Fiscal e SPED PIS/COFINS, informações referentes às colunas são exibidas, ao passar o mouse sobre as colunas. Selecione aqui o layout de arquivo desejado. Ao selecionar o layout, os demais campos serão preenchidos com as opções necessárias para a melhor visualização.
    • Delimitador: Informe aqui qual o delimitador de colunas utilizado no arquivo.
    • Ingnora coluna 1: Alguns arquivos apresentam a primeira coluna do arquivo sem dados, como por exemplo os arquivos do SPED. Clicando nessa opção, a primeira coluna será ignorada.
    • Contém os Registros: Informe aqui qual a coluna que contém os identificadores de registros. Útil para os arquivos que contém linhas com diferentes tipos de layout, como os arquivos do SPED.
    • Exibe Registros: Preencha este campo com um identificador de registro, caso deseje que sejam exibidas apenas linhas do arquivo de um registro específico. Reduz o tempo de acesso, pois dispensa a necessidade de aguardar a leitura do arquivo até o registro desejado.
    • Atualiza: Pressionando este botão, a visualização do arquivo será atualizada, levando em consideração cada opção selecionada.
    Para maiores detalhes na utilização da área de visualização de arquivos, consulte a documentação "Visualizar arquivos fiscais".

  • Área de ajustes em arquivos


    Nessa área do aplicativo, você terá a possibilidade de ajustar seus arquivos de forma automatizada, com algumas facilidades:
    • Criação de regras mais complexas, que um simples localizar e substituir;
    • Armazenar as regras criads para uso posterior;
    • Aplicar as regras a vários arquivos e acompanhar sua evolução.


    • Novos Ajustes: Esse botão limpa a lista de todas as ações na tela. Útil para começar novo grupo de ações.
    • Nova Ação: Esse botão abre a tela de definição de ações. Para maiores detalhes, consulte a documentação "Criar ações".
    • Executar: Esse botão abre a tela de execução de ajustes. Para maiores detalhes, consulte a documentação "Executar ajustes" e "Executar ajustes armazenados".